terça-feira, 25 de agosto de 2009

#descolagem - NAVE

Quinta-feira passada um amigo me manda uma DM, com a tag #descolagem (não entendeu nada?? xiii... twitter em vc meu bem!)..

..me falando sobre um evento mtoooo legal (palavras dele!) que ía rolar sobre transmedia..

eu fui e foi mtooooo mais legaaaal (palavras minhas!).

pra entender melhor do que se trata, olha aí um release do site http://www.nave.org.br/ :

"O homem desenvolve a arte de contar histórias há mais de cinco mil anos. Pela oralidade, através das ondas do rádio, em livros, jornais, cinema e televisão, ele sempre soube adaptar o conteúdo de suas narrativas ao meio e às ferramentas disponíveis. E os rápidos avanços da tecnologia permitem que a cada dia novas mídias e plataformas sejam utilizadas para envolver mais pessoas em todo o mundo. Por meio de games, da internet e das mídias consolidadas, o público quer se aprofundar mais em suas experiências na hora de se divertir e de aprender. Ávida por conteúdo, esta audiência de dimensão planetária faz com que os criadores aprofundem-se e reinventem constantemente suas obras, produtos e ideias para proporcionar experiências únicas e consistentes - antes que o público mude de canal, troque o jogo no console ou comece a perder o estímulo por aprender um assunto específico.

A Transmidia Storytelling ou Narrativa Transmídia, disciplina nascida no MIT (Massachusetts Institute of Technology), ajuda criadores de histórias, de games e educadores a desenvolver estratégias e conteúdos que envolvam seus públicos de maneira única: conciliando o que as plataformas têm de melhor, porém jamais esquecendo o poder de uma boa história.

Com o tema O impacto da cultura da convergência no entretenimento e na educação, a quarta edição do projeto Descolagem vai apresentar Mark Warshaw, Maurício Mota e Geoffrey Long, três profissionais que estão se dedicando totalmente ao estudo e às aplicações dos formatos convergentes de narrativas. O próximo Descolagem, que tem a curadoria do jornalista e blogueiro Beto @largman no Núcleo Avançado em Educação (NAVE)."


---

Olha os caras e os curriculos (incrivéis!) deles:

Mark Warshaw é roteirista, produtor e diretor, e trabalha na confluência entre as novas mídias e as tradicionais. Formado em Jornalismo e Comunicação de Massa, já desenvolveu sete seriados para internet e celular. Foi diretor de transmídia e produtor associado do seriado Heroes e comandou todo o desenvolvimento do canal “Heroes Evolutions”, que ganhou o Emmy de “Outstanding Interactive Media Programming”. Mark também é autor de revistas em quadrinhos. Antes de Heroes, foi responsável por todos os projetos interativos e de integração de marcas para o seriado Smallville. Está envolvido no primeiro programa de televisão totalmente colaborativo do mundo, o Imagine This! (imaginethistv.com).



Geoffrey Long é analista de mídia, estudioso de transmídia e consultor de criação. Atualmente é pesquisador e diretor de comunicação do Singapore-MIT GAMBIT Game Lab, um projeto de pesquisa do programa de Estudos de Mídia Comparada do Massachusetts Institute of Technology. Ele é também escritor, designer, músico, realizador de filmes, e um assumido viciado em mídia. Em sua carreira ele já conta dez anos como editor-chefe da revista de literatura, cultura e tecnologia Inkblots; é um dos fundadores do coletivo de software Untyped. Seus textos já foram publicados em jornais, revistas e sites, como Polaris, Gothik, Hika e {fray}.


Maurício Mota iniciou desenvolveu com a escritora Sonia Rodrigues uma plataforma para criar histórias em formato de jogo e software, a ferramenta de facilitação para inovação e criatividade por empresas e instituições como ONU, Kraft, Petrobras, iG e TV Globo. Maurício foi o primeiro latino-americano a participar do projeto do MIT sobre o futuro do entretenimento, inclusive como palestrante. Foi o único jurado latino-americano do Festival of Media, em Valência (Espanha), e integra o conselho mundial do Medici Institute, de fomento à inovação, nascido de um estudo sobre o Renascimento desenvolvido em Harvard. Em parceria com a editora Aleph, viabilizou a publicação do livro “Cultura da Convergência”, de Henry Jenkins, no Brasil. Nos últimos cinco anos esteve envolvido em projetos de convergência, inovação e conteúdo para diversos clientes.


Jornalista especializado em tecnologia, internet e design, comanda o blog Feira Moderna, no Globo Online. Gerenciou projetos inovadores ligados a tecnologia, comunicação, mídias eletrônicas, arte e cultura, além de ter editado revistas e participado em inúmeros programas para rádio e TV. É colaborador das revistas Época e Época Negócios e um dos blogueiros do portal Mundo Oi. Devido ao sucesso de sua coluna no programa “Qual é a boa?”, exibido no canal Multishow, foi convidado para fazer a narração do programa Cybernet, sobre games, no mesmo veículo. Beto já foi DJ e continua fazendo trabalhos especiais como produtor musical.


fique de olho no próximo #descolagem... vale mtooooo a pena!!!

.

______________________________________________________________