segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Instituições que oferecem bolsas de estudo e de pesquisa




ASMA tem como uma de suas premissas principais, investir em seu capital humano, para manter o nível técnico e a qualidade dos serviços prestados à comunidade. Desta forma, acredita que, disponibilizando também em seu site, o rol de instituições nacionais e internacionais proponentes de oportunidades de capacitação técnica, contribui não só para atender às demandas de seu quadro técnico, científico e administrativo, como também aos anseios do cidadão, procurando manter assim, a harmonia entre homem e a natureza.

ALEXANDER VON HUMBOLDT FOUNDATION (AvH)
Bolsas oferecidas: para pesquisadores estrangeiros (pós-doutorado) na Alemanha, em diversas áreas, principalmente em ciências humanas, saúde e ambiente.
Informações: www.humboldt-foundation.de

CÂMARA AMERICANA (AMCHAM INTERNATIONAL FELLOWSHIP PROGRAM)
Bolsas oferecidas: mestrado em diversas áreas, nos Estados Unidos,
em especial para tecnologia.
Informações: www.amcham.com.br ou advising@alumini.org.br

CAPES - COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE
PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR

Bolsas oferecidas: mestrado, doutorado e pós-doutorado, no Brasil e no exterior.
Informações: www.capes.gov.br ou (0xx61) 410-8860

CENDOTEC - CENTRO FRANCO-BRASILEIRO DE DOCUMENTAÇÃO
TÉCNICA E CIENTÍFICA

Bolsas oferecidas: para pesquisa de pós-doutorado na França
Informações: www.recherche.gov.fr/recherche/internat

CNPq - CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO
CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO

Bolsas oferecidas: de iniciação científica a pós-doutorado, no Brasil e no exterior.
Informações: www.cnpq.br ou 0800-619697

CIMO - CENTER FOR INTERNATIONAL MOBILITY
Bolsas oferecidas: auxílio para docentes universitários e pesquisadores
de pós-graduação na Finlândia.
Informações: www.cimo.fi ou cimoinfo@cimo.fi

COMISSÃO FULBRIGHT
Bolsas oferecidas: "mestrado-sanduíche" (realizado parte no exterior parte no Brasil)
em educação ou comunicação.
Informações: www.info.Incc.br/Fulbright - fulbright@brnet.com.br ou (0xx61) 364-3824,

CONSELHO BRITÂNICO (THE BRITISH COUNCIL)
Bolsas oferecidas: para MBA no Reino Unido em diversas áreas, exceto artes e línguas.
Informações: www.educationuk.org.br ou www.britishcouncil.org/brazil
(0xx11) 3038-6950,

CONSULADO GERAL DA SUIÇA
Bolsas oferecidas: o governo suíço oferece bolsas de especialização para brasileiros em diversas áreas, desde que prioritárias ao desenvolvimento econômico do país.
Informações: www.admin.ch/bbw/e/bildung/eskas.html

CONSULADO GERAL DO JAPÃO
Bolsas oferecidas: mestrado e doutorado no Japão para brasileiros em várias áreas. Também oferece bolsas para graduação e para professores dos ensinos fundamental e médio Informações: pelo telefone (11) 287-0100, das 14h às 17h
website em construção

CRUB - CONSELHO DE REITORES DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS
O que faz: divulgação de bolsas para pós graduação oferecidas por entidades nacionais e estrangeiras.
Informações: www.crub.org.br

DAAD - SERVIÇO ALEMÃO DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO
Bolsas oferecidas: doutorado, pós doutorado e especialização na Alemanha para brasileiros. As bolsas são para diversas áreas do conhecimento.
Informações: www.daad.de/rio

EMBAIXADA DA ARGENTINA NO BRASIL - PROGRAMA MUTIS
Bolsas oferecidas: mestrado e especialização em universidades argentinas para diversas áreas.
Informações: www.me.gov.ar/becas e www.ses.me.gov.ar/paies

EMBAIXADA DA AUSTRÁLIA
Bolsas oferecidas: mestrado e doutorado com pesquisa acadêmica. As bolsas, pronunciadas pelo governo da Austrália, devem ser solicitadas diretamente nas universidades australianas.
Informações: www.embaixada-australia.org.br

EMBAIXADA DA ÁUSTRIA
Bolsas oferecidas: trabalhos de pesquisa ou estudos de doutorado. As bolsas são proporcionadas pelo governo austríaco em todas as áreas, exceto ciências humanas, teologia e artes.
Informações: (0xx61) 433-3111

EMBAIXADA DO CANADÁ
Bolsas oferecidas: vários programas, incluindo bolsas para docentes e doutorando para pesquisa de tese. Interessados devem entrar em contato diretamente com as universidades canadenses.
Informações: www.icss-ciec.ca

EMBAIXADA DA ITÁLIA
Bolsas oferecidas: somente pós-graduação para brasileiros que desejam realizar cursos de especialização e doutorado em pesquisa, em todas as áreas.
Informações: acadêmicas: www.murst.it
formulários: www.esteri.it
gerais: (0xx61) 442-9900

FAPESP - FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Bolsas oferecidas: de iniciação científica a pós-doutorado, no Brasil e no exterior.
Informações: www.fapesp.br ou (0xx11) 3838-4000

FUNDAÇÃO FORD
Bolsas oferecidas: bolsas de pós-graduação para pessoas com acesso restrito em diversas áreas como Meio ambiente e desenvolvimento e cooperação internacional
Informações: www.programabolsa.org.br

FUNDAÇÃO INTERNACIONAL MATSUMAE
Bolsas oferecidas: para doutores estrangeiros que queiram realizar pesquisa nas áreas de ciências naturais, engenharia e medicina, no Japão
Informações: pelo site: www.mars.dti.ne.jp/~mif

GOVERNO ESPANHOL
Bolsas oferecidas: mestrado, doutorado em diversas áreas
Informações: www.consuladoespanhasp.org.br , www.aeci.es , www.mec.es , www.becasmae.com

GUGGENHEIM MEMORIAL FOUNDATION
Bolsas oferecidas: para pesquisa e criação artística
Áreas: Ciências Naturais, Ciências Sociais, Humanidades e Criação Artísitica
Informações: pelo site: www.gf.org/portug.html

HUBERT H. HUMPHREY FELLOWSHIP PROGRAM
Bolsas oferecidas: aperfeiçoamento profissional nos Estados Unidos em várias áreas.
Informações: www.iie.org/pgms/hhh

MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES
O que faz: divulga informações sobre bolsas de estudo oferecidas por organismos internacionais, órgãos estrangeiros públicos e privados e agências estrangeiras de fomento ao desenvolvimento.
Informações: www.cer.mre.gov.br

ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS (OEA)
Geralmente para mestrado, mas também são oferecidas bolsas de especialização e de pesquisa. As bolsas têm duração mínima de 3 meses e máxima de 2 anos.
Área: Qualquer área (com exceção da área médica)
Informações: www.oea.org

RIPA INTERNATIONAL - INTERNATIONAL TRAINING FOR MODERN MANAGEMENT
Bolsas Oferecidas: Treinamento em diversas áreas para um Gerenciamento Moderno,
em Londres, Inglaterra
Informações: ripa.training@capita.co.uk

ROTARY CLUB
Bolsas oferecidas: mestrado em diferentes áreas fora do país
Informações: www.rotary.org.br

WWF-BRASIL - PROGRAMA NATUREZA E SOCIEDADE
Bolsas oferecidas: apoio à pesquisa de mestrado e doutorado em ambiente
Informações: www.wwf.org.br

sábado, 12 de junho de 2010

Dia do Namorado e da Namorada

Ela tem fé, Ele tem a força
Ela encara, Ele persiste
Ela se diverte, Ele se concentra
Ele testa, Ela sempre aceita
Ele in
Ela tá out
Ele navega, Ela não sabe de nada
Ele não fala, Ela sabe
Ele não entende, Ela não aceita
ops.. ela não aceita, ela não entende

Esse discurso fica melhor no script dele,
Essa cara combina mais com o sapato dela
Esse cabelo? ou aquele? tanto faz.. sempre tanto faz

Quer bala? Não
Quer bala? Só se for essa..

F#@d*%!

Seria mais romântico se eu dissesse.. falando em dizer:
- JÁ DISSE QUE TE AMO HOJE?

Eu nunca disse tanto..
Eu nunca deixei ver tanto...
Eu nunca dancei assim...

Vamos fazer um acordo?
Vamos abrir uma filial?
Vamos mudar de cor?

Vamos?
Vem?

Amo tu
Amo vc
Te Amo
só não se esqueça: Eu te AMO

sábado, 10 de abril de 2010

minha "pequena" São Paulo




Nessa última semana santa, como eu quase todos os feriados, fomos pra São Paulo... dirigindo na Dutra enquanto eles dormiam me peguei lembrando de como eu achava São Paulo pequena, quando eu era pequena rs. Todas as quartas tinha concertos do meio-dia no Municipal com meu pai, as sextas de vez em quando minha mãe me levava numa "igrejinha" enorme lá no Belenzinho, e aos domingos... ahhhhhhhhhh nada é mais gostoso do São Paulo aos domingos, era dia de comer pastel de feira... uhhhhhhhhh dia de experimentar todas as frutas antes de comprar e de ficar rodando a feira toda com enorme pedaço de melancia nas mãos...


Já vi muitas cidades, já vivi em grande parte delas... mas em nenhum lugar me sinto tão perto de casa quanto em São Paulo, pra mim é tudo tão familiar, tudo tão perto.... tudo bem que as coisas diminuíram um pouco, ou talvez eu tenha crescido, pq me lembro de como era grande o viaduto do chá, a 25 de março era interminável, e os pés de caquis da tia Virginia era um mar infinito...


Você pode fazer a melhor viagem do mundo, mas nada é melhor do que voltar pra sua casinha...


quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010




Cheguei em casa
Toda descabelada
Completamente arrependida
Do que aconteceu
Tomei cachaça
E fumei como
Maria fumaça
Completamente arrependida
Do que aconteceu
Não teve a menor graça
Tudo isso eu sei que passa
Mas não passou...
Eu não sou nenhuma santa
Eu não sou nenhuma santa
Eu não sou nenhuma santa

Cheguei em casa
Toda descabelada
Completamente arrependida
Do que aconteceu
Tomei cachaça
E fumei como
Maria fumaça
Completamente arrependida
Do que aconteceu
Não teve a menor graça
Tudo isso eu sei que passa
Mas não passou...
Eu não sou nenhuma santa
Eu não sou nenhuma santa
Eu não sou nenhuma santa
Toda bêbada canta, la la la
La la la la la la la

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Movimento dos Sem Natal



Nessas épocas de fim de ano sempre fico na maior saia justa, na minha casa nunca comemoramos o Natal (esse inventado pelo comércio) mas isso não é trauma, muito menos me deixa triste... meus pais nunca nos pouparam de verdades, mas nos deram ( a mim e a minha irmã) a melhor infância do mundo, com direito a muitas fantasias... entre elas a da arvore com presente e a do papai-noel .. mas com o tempo chegamos as nossas próprias conclusões, ou seja.. o natal não existe!

Navegando pela internet achei esse post do Marcos Masini, que descreve perfeitamente minha opinião sobre o assunto... então:


O Natal não existe por Marcos Masini ( http://blogs.abril.com.br/divadomasini/2008/12/natal-nao-existe.html )

A afirmativa trazida no título deste artigo deve deixar muita gente ouriçada. Muitos a acharão de péssimo gosto, outros desejarão me jogar na fogueira e alguns, horrorizados, dirão: “eis aí um pagão”.

Daqui a algumas horas é 25 de dezembro, data escolhida para a comemoração de dois tipos de natal. Dois tipos? “O que esse herege está querendo dizer com mais essa afirmação?”

Antes de qualquer coisa, é bom saber que há controversas em relação ao verdadeiro dia em que Cristo nasceu. Na conta de alguns, o fato teria ocorrido no dia 21 de agosto, outros acreditam em 7 de janeiro e já vi estudiosos apontarem para o mês de Abril.

Afinal, porque então 25 de Dezembro foi escolhido? É que neste dia povos pagãos faziam suas oferendas e festas em homenagem ao Sol, que voltava à sua posição elevada. Dizem que os primeiros Cristãos comemoravam esse feriado, então a Igreja decidiu transformar a cerimônia pagã numa festa cristã, resumidamente.
E quanto aos dois tipos de Natal? O primeiro é o Cristão, aquele que anuncia o nascimento do menino Jesus, o Cristo, como já descrito acima. Já o segundo é o Comercial, o das compras, da mesa farta, do amigo secreto, do capitalismo. Mas ambos não existem.

Sim, muita gente sequer sabe o que é Natal, seja o comercial ou o religioso. Muitos estão excluídos socialmente e espiritualmente. É só verificar em qualquer dado da UNESCO ou da ONU a quantidade de crianças que morrem de fome ou por outras moléstias. A cada 5 ou 7 segundos, uma criança com menos de 5 anos morre no planeta por doenças relacionadas à falta de alimento. Os números não são exatos, mas estima-se que aproximadamente 35 milhões de pessoas morrem de fome por ano no mundo. Estes certamente não conheceram o natal comercial e talvez nem o espiritual.

Segundo o Cristianismo, o Natal significa o nascimento de Cristo na vida de uma pessoa, ou seja, o indivíduo tinha um estilo de vida, digamos, pecador, e ao conhecer a Cristo e suas palavras deixadas na Bíblia, este tem um novo nascimento. Tudo se faz novo. Há uma conversão no caminho, um redirecionamento na alma. A vida ganha novo sentido. A pessoa passar a enxergar o mundo e agir de maneira diferenciada. Começa a valorizar outros conceitos sobre a vida, a família, o mundo.

O Natal Comercial exclui, já o Natal Espiritual tem por finalidade agregar. O Natal espiritual não tem data, afinal, o nascer em Cristo pode ocorrer em qualquer dia, hora ou local. O verdadeiro Natal é o do amor, vivenciado cotidianamente. Renato Russo, o cantor, nos fez refletir em sua canção “Monte Castelo”, baseada em versículos da Bíblia, o sentido do amor e porque não dizer do próprio Natal, mesmo que a música não fizesse referência alguma a tal data.

O verdadeiro sentido do Natal não necessita de dia especial, muito menos de presentes e comida farta. Mas como é bom ter a mesa regrada, não só a minha, não só a sua. Como é bom nos fartar de amor, paz, fraternidade, bons costumes ou de palavras de sabedoria.


É muito bom nascer de novo. É muito bom celebrar a vida! Viva a vida!

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Serras da Desordem - o filme!



Serras da Desordem foi um soco no estômago”. Foi isso o que ouvi de um senhor ao fim do premiadíssimo filme de Andrea Tonacci. Fiquei pensando na expressão que significa algo que causa impacto, incomodo, dor.. e talvez ele tenha razão, a sensação de vivenciar o extremo do oposto me rendeu no mínimo horas de pensamentos sobre outra expressão teórica: “somos todos iguais?”

O documentário com cara de ficção, conta a história de um único índio que sobrevive depois de um massacre ordenado por fazendeiros. Carapirú é encontrado 10 anos depois, a mais de dois mil quilômetros de distância do lugar onde sua família foi assassinada. O sertanista Sydney Possuelo o leva para Brasília e entre reencontros familiares e adaptações à vida urbana, o índio nômade vira notícia na mídia e o foco principal de discussões antropológicas sobre sua origem.

Muito longe de ser um “
programa de índio”, o filme Serras da Desordem é um convite ao exercício da sensibilidade e da interpretação. Sem traduzir uma só palavra do Tupi Antigo falado por Carapirú, é possível compreender completamente o que sente, diz e pensa o índio carinhoso que foi acolhido pelas famílias em uma vila antes de ser encontrado pela FUNAI e que quando recebido em Brasília precisa andar vestido e usar o banheiro dentro de um apartamento. Todos os personagens são (re)vividos pelas pessoas que efetivamente participaram dos fatos, inclusive o índio Carapirú.

Sem um apelo comercial, o filme tem um ritmo alternativo e é preciso concentrar-se para viver uma experiência valiosa.

Indispensável para os interessados na multidisciplinaridade da comunicação,
Serras da Desordem não é um filme comum e isso não é clichê, não!

Alias, é um filme sem clichês... uma obra de arte, daquelas que você sente que mudou a forma como você vê alguma coisa.

A obra da arte!

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

If you just...


imagem do blog do Céo
http://frasesilustradas.wordpress.com



Quanto uma música fala mais do que mil post's ='(


Smile - Music Composed by Charles Chaplin.

Smile, though your heart is aching
Smile, even though it's breaking
When there are clouds in the sky
You'll get by...

If you smile
With your fear and sorrow
Smile and maybe tomorrow
You'll find that life is still worthwhile
If you just...

Light up your face with gladness
Hide every trace of sadness
Although a tear may be ever so near
That's the time you must keep on trying
Smile, what's the use of crying
You'll find that life is still worthwhile
If you just...

Smile, though your heart is aching
Smile, even though it's breaking
When there are clouds in the sky
You'll get by...

If you smile
Through your fear and sorrow
Smile and maybe tomorrow
You'll find that life is still worthwhile
If you just smile...

That's the time you must keep on trying
Smile, what's the use of crying
You'll find that life is still worthwhile
If you just smile